sábado, 16 de fevereiro de 2008

A viagem e outras cositas mais

Bem, estou em Lisboa. Antes de falar de onde falo agora, preciso falar de onde vim e como vim:

1 - A minha Viagem foi no dia 13/02, às 19:20. Porém para chegar a Recife foi uma longa caminhada, aquela via crucis institucional que falei em posts anteriores. Mesmo com várias coisas pendendes da Academia, tentei sair cedo para não haver problema. Como sempre há, e estes problemas são sempre protagonizados pelo próprio ator principal, eu acabei esquecendo minha identidade em ksa, e tivemos de voltar de Goiana até a entrada da jampa, onde débora e adriano estavam esperando com o doc. Chegando em recife, fomos até o Consulado pegar - finalmente - o visto. Tudo ok. Visto de residência com data até 12/06. Viajamos eu, renata, chris, alessio e daniel (os dois últimos foram para coimbra e braga, respectivamente - por isso só nos vimos até as 10h da manhã).

2 - Chegando no aeroporto, cedo ainda bem, pude contemplar pela primeira vez a sua imensidão, somente ficando diminuída quando cheguei ao aeroporto de lisboa, que é três vezes maior. Viagem tranquila, mas não consegui dormir, acho que por desconforto (tap....) e por expectativa.
Chegamos às 05:20.... tudo escuro e o sol de Lisboa só nasce às 8.... conseguimos ser recebidos por duas ótimas pessoas que estavam a esperar pela Renata, o Rui e a Dina, que estão sendo nossos anjos da guarda por aki.

3 - Renata está com problemas para a estadia, pois a Universidade que ela estudará é privada.... preciso dizer mais? cobrando 475.00 £~... quase o preço da bolsa.... mas acho que se resolve até segunda. Chris está alojada em uma das residências da ENORME Universidade de Lisboa, td ok. Eu consegui resolver minha situação quase toda entre a quinta e a sexta. Fiquei na Residência Alfredo de Sousa, no quarto duplo com uma pessoa do Nepal, o Kandel. Não fala nada em Português. Mas este assunto é digno de um post específico...

4 - Primeiras Impressões: Lisboa é uma cidade muito limpa e organizada. O sistema de metro (não se fala metrô...) é muito bom e temos muitas opções de turismo e lazer... ainda nem começamos, mas já conhecemos o Oceanário, que é um lugar lindo e digno de outra visita e muitas fotos. Lá estamos de fato dentro de uma grande aquário, em que fazemos um passeio contemplando de tudo um pouco: tubarões, arraias, peixes ósseos, pinguins, medusas, algas, etc, etc. tudo muito perto e muito lindo. tive a impressão de estar dentro do mar, e sua imensidão azul. Me senti pequeno. Outros pontos turisticos são mais relacionados com compras, centros comerciais, etc. Porém não dá para deixar de falar no local onde foi a Expo 98. É lindo e cheio de atrações, de casas shows, parques, teleférico, monumentos, enfim, tudo muito bonito e organizado. Está frio: entre 5 e 14 graus (isso significa que a cerveja não esquenta... :) - lado bom de vários incovenientes).

5 - Estou na ksa de Rui que fica em Cascais, como se fosse um distrito de Lisboa, local com muitos brasileiros (ainda não os vi, mas é o que dizem). Na vinda para cá, peguei o meu primeiro comboio (trem urbano, muito confortável) e pude contemplar a melhor paisagem de Lisboa até agora, passei pelas margens do Tejo, Oceano, também na Torre de Belém (parte histórica, muito bonito) até chegar a estação sao pedro, local que tem praia também. Agua muito fria e paisagem bonita.


Por hjs é só.

Nenhum comentário: