segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Primeiro domingo, primeira aula, primeiro passeio sozinho

Bem, acho que é bom escrever um pouco sobre os primeiros do título:

Nosso primeiro domingo foi deprimente. Não poderia usar outra palavra: chuva, música brasileira lenta, orkut, messenger, e uma saudade danada bateu. Ficamos eu, Renata e Chris na casa de Rui, de onde só saímos no fim da tarde, para visitar o Centro Comercial Colombo, que fica do outro lado de Lisboa (estávamos em Cascais, qualquer coisa leiam os outros posts), e passeamos e comemos um pouco. Mas no fim das contas o que ficou foi a sensação de que se o tempo não mudar, nossas vidas estarão em apuros. E olha que fazia 12 graus...mas ventava muito. Eis o meu primeiro domingo em Lisboa.

2 - Conversei um pouco com o Kandel quando cheguei em casa depois do Colombo e ainda falei com Mainha. A noite tranquila e no outro dia fiz algumas compras que faltavam, sobretudo de limpeza. O mercado Mini-preço é mais barato. Minha primeira aula foi legal: Análise do Discurso Jurídico. Minha cara né? Pois é. O Prof. Antonio de Hespanha me pareceu acessível e estaremos com vários professores durante o semestre. A primeira professora é de Letras (quem diria que teria interdisciplinaridade aqui...), vai dar a parte de introdução à linguística e ao discurso. Hoje fizemos aquelas coisa de priiii, bruuuu, traaa, pra saber que as cordas vocais fazem a gente vibrar, etc,etc,etc. Notei que a turma é unida, pois fazem a maioria o mesmo semestre. Ah, teremos vários módulos com vários professores, até Atienza vai me dar aula. Esperemos pra ver... (preciso postar coisas sobre direito, política e cultura, mas o tempo está difícil)

3 - Por fim mas não menos importante foi meio passeio até Baixa-chiado.Baixa-chiado é uma estação de conexão da linha verde com a linha azul do metro. Subimos umas 6 escadas rolantes até chegar no bairro, que é lindíssimo, fui por volta das 20h, mas com certeza a beleza noturna das praças e prédios históricos me encantou. Afora a questão dos monumentos, alguns enormes, na Praça do Comércio (às margens do Tejo), e a Rua Augusta, que conecta a parte do Rossio à Baixa (nome do bairro). Praça Camões, Praça Filgueira, Praça Dom João V (num sei o numero). Tudo a pé e com muito agasalho. A arquitetura me tocou pelos detalhes e pelas reminiscências de tempos passados. Outra: temos onibus, bondes, metros, e as ruas são muito pequeninas, dando um ar ao menos tempo intimista e moderno. Belo passeio. Para me afirmar brasileiro, tomei um chopp na Augusta, mesmo com o frio e acabei conhecendo o garçom, um dos vários brasileiros que foram para estudar e ficaram. Prometi voltar. E voltarei.

2 comentários:

Clarissa disse...

Hugo, meu amigo, aproveite bastante!!!
Bjão!!!

Poly disse...

Ow nego...eu fico aqui lendo e viajando com suas palavras....

fico imaginado tudo, os predios, as praças...não tem jeito né nego..não podemos perder nossas origens...temos o mesmo jeito de pensar...isso é muito bom...
e lá vou eu continuar lendo!!!

Poly