sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

De volta ao Bairro Alto

Pois bem, minha semana está um tanto quanto normal. O sol apareceu simbolicamente, a primavera se aproxima. Aulas interessantes, novas pessoas conhecidas. Tudo que se espera dessa fase inicial da viagem. Mas o assunto é o Bairro Alto.
Para aqueles que têm lido o blog, estivesse nesse lugar boêmio da cidade na semana passada. Foi amedrontador. Fui sozinho, muito cedo e acabei também voltando cedo.
Ontem junto com John, o americano do quarto ao lado, e o pessoal do programa que ele faz parte, fomos novamente ao Bairro Alto. Acredito que o medo e o constrangimento do primeiro dia passou. Por vários motivos: não estava sozinho, fui mais tarde (mais ou menos à meia-noite que o movimento começa), os bares e ruelas estavam bem lotadas e conhecemos um outro "gajo" que nos levou até Santos, o bairro ao lado que também é bem movimentado. Diria eu que a negação da negação do medo no processo de conhecimento do Bairro, aconteceu tranquilamente ontem.
Acho que o Inglês onipresente do qual me falava um amigo somente é perceptível para aqueles que estão aqui. Sem querer, me vejo falando quase (bem quase mesmo) que fluentemente a lingua inglesa, e isso é algo muito proveitoso de uma viagem internacional.
A combinação da saudade de casa, vinhos baratos e músicas tocadas no meu violão às vezes me deixam reflexivo. Isto também aconteceu ontem...

De qualquer forma, vou fingindo ser um menino normal em terras lusitanas. Quem sabe algum dia possa eu conversar sobre a esquerda na América Latina, a conjuntura nacional ou a necessidade de atuação política no meio acadêmico... disso não me esqueço. Não posso, não devo e não quero.

saudações brasileiras.

Nenhum comentário: