domingo, 30 de março de 2008

Évora

Sabe aquelas cidades que são tão pequenas no tamanho mas que respingam história em cada esquina? Pois bem, Évora é uma delas.
A cidade tem pouco menos de 60 mil habitantes e é tombada pelo patrimônio mundial. Por quê?
Primeiro por ser uma cidade extremamente organizada e conseguir preservar a maioria dos monumentos, com uma beleza arquitetônica notável e uma grande muralha que cerca o centro histórico da cidade.
Ainda, se olharmos em volta vamos ver que existe herança moura, cristã e até romana... Talvez isso seja o diferencial da cidade, que tem belas igrejas contruídas em várias épocas, seja barroco, neo-clássico, etc.
As grandes atrações da cidade, na minha opinião, além dessa coisa meio inexplicável de andar pelas ruelas limpas e intimistas que também senti na Espanha, é o Templo de Diana, a Capela dos ossos e a catedral.
O templo de Diana é uma herança romana do sec. II, e só isso já me impressionou bastante, apesar de seu um monumento pequeno e não estar em perfeitas condições.
"Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos". Eis o que se encontra na entrada da Capela dos Ossos. Seu revestimento interno é feito COMPLETAMENTE por ossos humanos. É horrível, tem um clima muito pesado e sem dúvida saí muito bolado de lá. Conta a história que dois frades que tomavam conta da Igreja de São francisco estavam com problemas no cemitério da cidade e resolveram fazer essa capela para meditação e reflexão sobre a morte. São ossos de 5 mil pessoas... é impossível não fazer essa reflexão estando lá. Ainda há dois corpos mumificados na parede, de um homem e de uma criança. Horripilante. Muitos crânios compõem a arquitetura do lugar criando formas e simetrias. Fotos? tirei sim.
A catedral é linda, tem um arco enorme na frente e parece que tem 700 anos de história. Num sei muito sobre sua história.


Aqui acabo as descriçoes dos lugares e vou colocando as fotos depois mais devagar. Voltarei a minhas reflexões mais filosóficas e poéticas, estou precisando disso.


abraços

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei! Deixa eu te fazer inveja! Eu estive esse final de semana inteirinho com Amandinha! =D
A gente falou um bocado de tu cara de tatu!

Saudade!

Já tomou vinho nas margens do Tejo ouvindo Fado?

Unknown disse...

Grande Hugo, não por qual acaso cheguei no teu blog. Por um outro que também não soberia dizê-lo estamos do mesmo lado do oceano. Bom, se resolver vir pelas bandas da França me da um toque.
Abração, meu velho,
Gustavo.