sexta-feira, 28 de março de 2008

Continuando a viagem...

Bem, tive trabalho de antropologia nesta quinta e por isso estava estudando pra apresentação, que por sinal não foi boa. Agora, fingindo que tenho mais tempo, voui finalizar a descrição da viagem. Prometo que serei suscinto.

Depois de Córdoba o dia inteiro, decidimos seguir viagem a Granada. A viagem dura cerca de duas horas e conseguimos, com algum empenho, encontrar a casa da amiga dos meninos: Nila. Como chegamos à noite, a idéia era beber um pouco na casa da Nila e depois saírmos para algum lugar, assim foi feito. Granada é uma cidade tipicamente universitária, e isso significa que a noite também é movimentada. Ainda na casa de Nila provamos um tal de Narguilé, que é uma parada árabe que mistura licor de limão, bagaço de maçã e fumo. A gente meio que bebe fumando. Bem legal e com gosto agradável.
No outro dia (dormimos eu e rodrigo no carro), precisávamos de banho para sair. Demorou muito e acho q mais legal mesmo foi quando peguei o mapa da cidade e fiz o meu roteiro sozinho e Rodrigo me acompanhou, porque o resto do povo estava meio cansado.
A cidade deve ter perto de 250 mil habitantes e com certeza absoluta é a mais representativa da herança moura no sul da Espanha.
Granada foi a última cidade da Espanha a ser conquistada pelos reis catolicos, e a grande atração da cidade - afora os belos bairros de Albaicin e Sacromonte, em que temos muitos, mas muitos ciganos mesmo (a arquitetura das casas, as tabernas, tudo é bem representativo dessa presença) - é a Alhambra, um conjunto arquitetônico impressionante, considerado dos mais importantes de toda Europa.
A história da Alhambra confunde-se com a história desse conflito bélico e religioso entre cristãos e mouros. O primeiro monumento, o Alcazár, é uma fortificação do século IX, construido pelos mouros, depois dessa primeira fortificação (que fica num local bem alto da cidade, e precisamos subir pelo menos 1 km), foram sendo construídos outros monumentos, entre palácios, jardins, igrejas, etc, etc. Tem uma beleza arquitetônica imensa e guarda pelo menos mil anos de história. A retomada da Alhambra é representativa para todo o mundo ocidental, haja vista a marcada função simbólica daquele lugar para o mundo islâmico. Depois mostro as fotos. De lá vemos toda a cidade de Granada, os outros mirantes que existem, e também Sierra Nevada, o lugar da neve onde fomos no outro dia.
Tipo, Sierra Nevada fica a quase 4 mil metros de altitude e é frio (grande coisa Hugo, isso é óbvio. rs). Mas foi legal ver a famosa neve, fazer milhares de fotos e sentir um pouco de nostalgia pensando comigo mesmo sobre como os rumos da vida vão levando a gente para tantos lugares e situações diferentes. Nunca havia me visto na neve, ainda mais na Espanha, ainda mais numa viagem maluca com três cariocas e um paulistano. Coisas da vida. Fotos depois.

Depois falo sobre Évora, porque ela merece, digamos, uma pesquisa maior sobre alguns lugares que visitei.


abraços e juro que acabo essa história de viagem ainda hj.

Nenhum comentário: