quarta-feira, 5 de março de 2008

Algumas novas

Pois bem, estou postando pouco porque curiosamente estou começando a ocupar meu tempo com as coisas da academia sobretudo. Mas algumas informãções adicionais são importantes:

- tivemos um mini-curso com a professora Marian Ahumada, da Universidade de Madrid, sobre Análise das decisões judiciais constitucionais, bem interessante, com alguns levantamentos acerca das diferenças do common law e do civil law, a questão da importância da argumentação para o Direito, enfim. Depois precisamos fazer um pequeno relatório sobre o mini-curso para a disciplina de Análise do discurso jurídico.
- comprei minha máquina fotográfica, isso significa, no mínimo, que mais fotos virão por aí.
- no fim de semana fui a Belém, lugar muito belo e digno de post à parte, que entre outros lugares para visitar traz um monumento aos "descobrimentos"... esperemos um pouco que escrevo mais sobre isso.
- a comunidade brasileira na Residência aumentou, agora temos 9 brasileiros por aki.
- Houve assembléia da Residência por aqui, ontem, e foi legal perceber como o "jogo democrático" entre situação e oposição também acontece aqui e de forma bem clara. Fiz uma pequena análise dos discursos de algumas pessoas na plenária e dava pra notar claramente que eles tinham feito parte da gestão anterior da Comissão de Residentes. Como eu sou eu - aqui ou no Brasil - acabei fazendo algumas intervenções pra perguntar sobre o acolhimento dos estudantes ERASMUS (extrangeiros de toda parte do mundo), e achei que há algumas ações interessantes para os próximos meses, sobretudo culturais, que podem facilitar a integração e aproximação dos ERASMUS com a comunidade local. Pra variar, poucas pessoas participando e muita briga entre os grupos deixaram a assembléia um monólogo coletivo em vários momentos.
- Não passei na provinha de Inglês e por isso terei aulas todas as semanas, nas quartas-feiras, às 15:15h. Será bom para treinar a língua e tirar dúvidas.
- tenho um trabalho interessante para fazer de Antropologia, sobre enunciados estéticos e enunciados jurídicos, alguém me ajude!!! A idéia é demonstrar como o processo de formalização do direito pode buscar legitimidade a partir da forma (ou fôrma, como queiram) e como isso acaba por aproximar o direito da estética. Acho que é isso. Só não sei como fazer ainda. kkkk. Os companheiros juristas e poetas poderiam ajudar, apesar de não achar que isso é essencial ou materialmente visível quando falamos do mundo "jurídico".


depois mais posts

Nenhum comentário: