sexta-feira, 23 de maio de 2008

Começo de conversa

Bem, como disse a todos, a minha viagem foi muito legal e cheia de belos lugares e pessoas especiais.
A viagem contou com várias boas surpresas, muitas fotos e mais dinheiro foi gasto do que eu esperava - mas tudo bem.
Começando pela viagem até o Porto (dia 14/15 - oh):
quase 4 horas naquele ônibus, com um mochilão milimetricamente organizado para não precisar ser despachado (todos os vôos Low Cost só permitem que vc utilize uma bagagem de mão, com até 10 kg, e com um tamanho máximo...). Chegando por lá, pensei que teríamos ao menos um lugar para dormir enquanto o dia amanhecia (eram 4 da manhã), mas ficamos no meio da rua... tudo fechado. Resultado, 6 brasileiros acabam se conhecendo, os 6 precisando ir ao aeroporto para viajar... Acho que os nomes dos outros 5 são: Danilo (este passeou comigo por Barcelona), Ivana e Julia (gêmeas que também foram à Barcelona), Diego e Sophia (foram para Milão eu acho). Ficamos esperando o metrô abrir e depois fomos ao aeroporto, tudo bem tranquilo.
Pegamos o vôo para Barcelona e fui conversando com o Danilo, que faz Medicina em Minas. Foi legal ter encontrado com ele porque pudemos conhecer juntos as coisas lá em Barcelona e tirar algumas fotos, além dele ser uma pessoa excelente.
Barcelona é daquelas cidades que tem uma atmosfera cosmopolita, com um povo relativamente civilizado (tem gente grossa tb) e que se diferencia das outras cidades principalmente pela figura do Gaudí, arquiteto catalão que transformou a cidade de Barcelona em uma oficina a céu aberto de suas obras arquitetônicas, que vão de luminárias em algumas avenidas até a belíssima (e única) Igreja da Sagrada Família. Como não tive muito tempo para conhecer a cidade, já que o meu vôo para Lyon já era no outro dia de manhã, dia 16 (Barcelona foi mais uma conexão mesmo), ficou um gostinho de quero mais para visitar alguns parques, a parte da praia que todos elogiam e que não tive tempo de ver, alguns museus, enfim. MAS, no geral, tirando a singularidade das obras do Gaudí, achei a cidade tão frenética e "metropolizada", que talvez não me impressionou tanto como poderia... As praças, os monumentos e a lingua Catalã me deixaram a impressão que a questão da independência daquela parte do país será uma questão complicada para se resolver, porque por um lado existem (alguns) elementos identitários tipitamente catalães, e por outro (e isso é mais significativo) a cidade me parece economicamente muito fortalecida, o que influencia radicalmente um processo (não tão cultural assim) de discussão de independência.


Por enquanto é só.
Depois eu falo sobre Lyon e Paris. :)

Nenhum comentário: