quinta-feira, 17 de abril de 2008

Últimas notícias

pessoal, mandando notícias:

1 - só falta um trabalho para eu mandar para o Brasil e me considerar livre das disciplinas... trabalho sobre o "Controle externo dos municípios em portugal", por sinal, como a estrutura jurídico-administrativa é bem diferente, vai ser osso...

2 - Tive aula de Atienza sobre "Direito como argumentação", e com certeza foi a melhor aula que tive até agora, ao menos dentro da disciplina de Análise do Discurso Jurídico. A idéia é perceber o direito não somente na sua perspectiva lógico-formal (autoreferencial) e abrir-se para o mundo concreto, em que a interpretação e a argumentação dão vida ao direito. Me parece que teremos coisas interessantes para discutir.

3 - Vou viajar em Maio para Barcelona, passar um dia por lá, e depois vou cumprir meu objetivo: em Maio de 2008, 40 anos depois, irei à França. Mais precisamente para Lyon e Paris, encontrar com a Mimi (Camila cachorrinha, para os mais íntimos) e com minha cunhada, Alana. Em Paris há uma remota possibilidade de encontrar com uma prima que não vejo já 12 anos, mas família serve para isso não é. Por sinal, estou devendo algo sobre Maio de 68 no blog. Participei de um Colóquio Internacional promovido pelo Instituto Franco-Português e foi bem interessante pegar várias visões sobre Mai/Jun 68, momento histórico em que estudantes e trabalhadores perceberam que era necessário romper com o ciclo vicioso da dominação, e que por vezes é visto como algo do passado e não como um processo... falarei depois sobre isso.

4 - Tenho um trabalho sobre Impugnação de decisões arbitrais para fazer na semana que vem, a temática é bem formal mas o debate de fundo talvez seja interessante: autonomia da vontade (concepção privatística de resolução de litígios) e ordem jurídica estatal (até que ponto a decisão do Poder Judiciário é a melhor para o caso concreto?)... enfim, talvez com a minha amiga Ana Lia possa discutir algo a respeito...



5 - estou devendo fotos de Sierra Nevada, Granada e Évora... não sei quando virão, mas virão.


saudades.

Nenhum comentário: